Ontem iniciamos o Equinócio de Outono.
E você deve estar se perguntando... o que isto significa ?
Tempo de colheita, contemplação, reflexão.. período para preparar-se para o repouso, que vem no inverno.
É exatamente o ponto em que luz e escuridão estão em equilíbrio perfeito., sendo portanto visto como um momento de transição.
Para a mitologia grega este período é conhecido como Sabá de Persefone, pois :
De acordo com o mito antigo, no dia do Equinócio de Outono, Hades (o deus grego do Submundo) encontrou-se com Perséfone, que colhia flores. Ficou tão encantado com sua beleza jovem que, instantaneamente, se apaixonou por ela, Agarrou-a, raptou-a e levou-a em sua carruagem para a escuridão do seu reino a fim de governar eternamente ao seu lado como sua imortal Rainha do Submundo. A deusa Deméter procurou, por todos os lugares, sua filha levada à força, e, não a encontrando, seu sofrimento foi tão intenso que as flores e as árvores murcharam e morreram. Os grandes deuses do Olimpo negociaram o retorno de Perséfone; porém, enquanto ela estava com Hades, foi enganada e comeu uma pequena semente de romã, tendo, então, que passar metade de cada ano com Hades no Submundo, Não tendo outro jeito Deméter aceitou o acordo.
De forma que até hoje, quando Perséfone desce aos infernos para ficar com seu esposo, sua mãe entra em grande tristeza e deixa de cultivar a terra, entramos então no outono e inverno. Ao retornar, a alegria de Deméter é tanta que retorna a cultivar o solo, entramos então na primavera e no verão.
** Assim convidado vocês a aproveitarem este período para refletir sobre as alegrias de sua vida, a liberdade e a maravilha da humanidade como um todo e abençoe todos ao seu redor que colaboram para a sua vida ser da maneira como é hoje.
O que é essencial, em cada sabá, é você saber observar a Natureza, ver suas mudanças, entender seus ciclos e o momento que está vivendo. Lembre-se este é tempo de colher o que você plantou até aqui e também é tempo de começar a preparar as sementes para o plantio. É plantando que se colhe e é colhendo que se retribui o dom da vida.**
“Folhas caem
O dia esfria
A Deusa puxa seu manto sobre a Terra a seu redor
Enquanto você, ó Grande Sol, caminha em direção ao oeste
envolto pelo frescor da noite onde sua amada espia seus passos
As frutas amadurecem
As sementes caem
As horas do dia e da noite se equilibram
Ventos frios sopram pelas quatro direções
Anunciando a todos que a vida continua
Pois não há vida sem a morte
E não há morte sem o dia seguinte
A roda do ano segue sua sina”
-
Psicóloga Dívani de Assis Weber
PUBLICAÇÕES
Não é só mais um Dia Das Mulheres.
Hoje é o dia de chover mensagens de reconhecimento, de grandes poemas enaltecendo o nosso esforço diário... Dia de relembrar de grandes mulheres que foram reconhecidas pelas suas conquistas... Dia de receber diversos gifs nas redes sociais ou via whatsapp.
Mas é dia também de ler extensas críticas por esta comemoração. Afinal, nós (mulheres) não queremos direitos iguais ?? então, pq os homens também não tem um dia para ser lembrado ? (e claro foi criado este dia) ou melhor pq ter um dia destes?! O politicamente correto não era ter, como citei acima ou melhor como as críticas enaltecem o : vcs não querem direitos iguais?.
Porém, o politicamente correto também era para sermos reconhecidas como Ser Humano, como pessoas que vestem o que desejam sem serem chamadas de vagabundas ou pq esta com determinada roupa quer dizer que merecemos sermos estupradas... na verdade o politicamente correto Era para sermos OUVIDAS.
Sinceridade, não quero escrever textão, não estou afim de rever o texto para ver se tem coesão ou coerência... apenas queria escrever... da maneira que se passa em minha mente, sem filtro (então perdoem a falta de incoerência ou concordância se houver), gostaria de lembrar que não é preguiça...pra mim isto é liberdade...Afinal, vivo em uma sociedade que sou julgada a todo momento por qualquer ato. Até pelo simples fato de não querer corrigir um texto.
É bom ter esta data para relembrarmos o quanto ainda temos que conquistar. As estatísticas que nos colocam como números para quantificar o quanto somos violentadas (físico ou não), ainda incomodam e desacomodam, por isso seguir a luta. Se você não concorda com esta data, apenas respeite nossos questionamentos, nossos ideais, nossa luta (sei que nos tempos de hoje, isto já é um sacrifício).
Gostaria amigos quer trocassem nesta data os gifs, as rosas, os textões por reflexão e os chocolates e todo o reconhecimento momentâneo por respeito.
-
Psicóloga Dívani de Assis Weber
